Índice

Por onde devo começar

 

Quando começamos o planejamento de uma nova disciplina ou matéria usando o Moodle, é preciso pensar o que queremos? Em ambos os casos o essencial é pensar nos seus alunos. A partir daí, cada ferramenta utilizada na construção de uma nova disciplina ou matéria possui suas possibilidades e restrições.

 

Não se desespere

 

É normal que todo docente em sua primeira experiência com o ensino on-line, acredite que seu desafio seja dominar a tecnologia. Mas acredite, não é. A tecnologia será apenas um meio, e você não precisa dominá-la. Portanto, não se sinta pressionado a usar tudo que ela possui. Restrinja-se ao básico e sua aula será um sucesso. Lembre-se que se a tecnologia é um desafio para você, também será para os seus alunos.

 

Sendo assim, disponibilizar um texto e um local para envio da tarefa já é muito bom. Você não precisa, começar montando a sua aula com base nas ferramentas mais complexas. Por exemplo, “vou fazer um vídeo interativo utilizando PH5, porque tem no AVE (Ambiente Virtual de Ensino)”. Não, pense como você faria sua aula presencial regular e então busque as opções correspondentes no AVE (Ambiente Virtual de Ensino). Portanto, recomendamos que você comece pelo básico: textos ou imagens (digitalizadas ou fotos) em PDF ou direto no Moodle e tarefas. Simples assim. Ainda, comece planejando os textos, imagens e enunciados da tarefa em seu editor de texto. Somente depois de tudo pronto é que você passa pro AVE (Ambiente Virtual de Ensino).

 

 

Este artigo foi útil para você?

Deixe um comentário